Como mudar a percepção do seu público e inspirar?

Como mudar a percepção ou até o comportamento das pessoas para influenciar, inspirar e motivar? O segredo é nada menos do que o santo graal de comunicação. Antes de iniciar qualquer programa de comunicação ou exercício para mudar percepção e transformar comportamento organizacional, necessita-se estudar, ouvir e entender todos os públicos visados.

Nas relações com a mídia, por exemplo, cada veículo tem um público diferente e enquanto existir uma tentação entre entidades, empresas e políticos de mudar a mensagem para agradar a todos, a mensagem deve permanecer consistente e em linha com as metas, valores e propósitos do seu programa, com customização e entregas diferentes.

Vamos aprofundar um pouco mais. Para assegurar os melhores resultados, qualquer líder ou porta-voz tem que se perguntar como ele ou ela quer que o seu público pense, sinta, aprenda ou até faça, e assim adequar essa meta dentro da cultura, atitude, idade e gênero daquele momento de comunicação. Entender o resultado almejado vai definir a entrega, os canais, a geografia e a tonalidade da linguagem.

As perguntas-chave incluem: quem é o meu público? Onde eles moram ou trabalham? Como o meu público vai reagir ou se comportar? O que estimula ou preocupa o grupo acima de tudo? O que eles entendem ou acreditam que entendem? Quem mais está falando com eles, ou seja, os concorrentes, investidores ou autoridades, governo ou oposição?

“Estudo dos públicos e foco nos resultados desejados são estratégias fundamentais para o sucesso de qualquer programa, e a diligência é chave porque às vezes você deve levar em consideração até o cabelereiro, a secretária ou o taxista para entender porque o seu mais novo cliente e seu projeto bilionário sofrem com uma percepção negativa ou, pior ainda, estão juntos à beira da falência,” analisa Ana Paula Alcântara, co-fundadora da PR Consulting Brasil.

No final, a comunicação de liderança tem que alcançar as metas desejadas e mudar comportamentos. Terá pouco sucesso se as pessoas não ouvirem, entenderem ou agirem de maneira diferente do esperado. Enfim, sem engajamento ou conexão emocional com seu público, influenciar e mudar comportamentos é impossível.

Deixe uma resposta